KEEP the KEEP

Secção para colocar diarios de desenvolvimento de projetos
MarcoVale
printf
Contacto:

Re: KEEP the KEEP

Mensagem#21 » terça jan 13, 2015 3:29 pm

Neste momento por acaso as "setas" so acertam quando o inimigo para, porque elas estão a ser disparadas sempre quando estão voltadas para o inimigo. O inimigo move-se logo ja nao fica no mesmo sitio. também quero lhes dar um arco, mas isso será animação acho. seja como for, é suposto o archeiro ter uma percentagem de "miss", portanto vai mesmo ser preciso implementar algo assim

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#22 » terça jan 27, 2015 9:19 pm

Meus caros, preciso de ajuda. Quero fazer um pequeno menu que apareça quando carregar na base onde vou por a unidade. Esse menu vai ter as 4 opções de unidades. tenho que fazer com canvas obrigatoriamente? queria fazer com que aparecesse perto da posição da base, para que nao fosse ambiguo em qual base eu ia colocar a tal unidade.

Nelson Rodrigues
Hello World

Mensagem#23 » terça jan 27, 2015 9:48 pm

Não tem necessariamente de ser com o Canvas. O Canvas é relativamente novo, saiu com o 4.6, honestamente ainda não tive chance de o experimentar, mas usei o plugin que lhe deu origem, o NGUI, e não sou grande fã. Mas a opinião geral parece ser que é a melhor coisa debaixo deste sol, por isso não vou recomendar que o evites, até porque o Canvas pode estar muito melhor que o NGUI, em cujo caso só estou a dizer baboseiras.

Mas vou dizer apenas que alternativas tens:

1) Criar um elemento de gui com GUITextures e GUIText, e posicioná-lo no sítio certo interpolando coordenadas do mundo e coordenadas do ecrã, através do método Camera.ScreenToWorldPoint e vice-versa. (http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Camera.ScreenToWorldPoint.html)

2) Criar um elemento de gui com planos 3D, e posicioná-lo no sítio certo, tendo o cuidado de mantê-lo sempre virado directamente para a câmara, à mesma distância. Isto funciona bem para câmaras ortográficas, em que a distância não importa, com uma câmara de perspectiva... se calhar é melhor ficares pela opção 1.

Se experimentares o canvas, penso que aquilo agora te deixa ancorar a interface a um objecto, mas honestamente, não sei como funciona, se for igual ao seu predecessor parece-me uma camada de abstracção construída sobre algo que não precisa de ser abstracto.

Keep up the good work!

vascoptorres
Hello World
Contacto:

Mensagem#24 » quarta jan 28, 2015 11:49 am

Para alguém que já trabalhou bastante com o antigo GUI, tenho a dizer que o novo Unity UI é a melhor coisa que eles podiam ter feito, por dois principais motivos: já não precisas de fazer tudo por código caso queiras fazer algum tipo de UI responsivo, e porque eles criaram este sistema de forma a que tu possas implementar tudo com o teu próprio código, não és obrigado a usar nenhum dos componentes do novo UI, tens uma serie de interfaces que podes usar nos teus scripts. Por isso aconselho vivamente que percas algum tempo a habituares-te, porque vale bem a pena.

Caso contrário o Nelson deu uma excelente resposta de como se fazia antes.
Programador / Game Designer

Vanish- PC/Mac/Linux
Let Us Prey: Surrender to Hell - iOS / Android

ivo
Hello World

Mensagem#25 » quarta jan 28, 2015 6:53 pm

O no UI parece-me a melhor opção, o canvas tem um render mode que se chama "world space". E se ainda não sabes trabalhar com o novo UI tens um tutorial dedicado a isso no site da unity

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#26 » quinta jan 29, 2015 12:14 am

Epá ja fiz um canvas e tenho o gajo como filho da base. Tenho lá 3 botoes, mas só quero que apareça quando fizer click,
é que? Canvas.enable = true ?
eu ainda sou demasiado noob para enfrentar estas cenas :D

ivo
Hello World

Mensagem#27 » quinta jan 29, 2015 2:54 am

Sim exactamente, e verifica que o Raycaster está no mesmo canvas em que fazes enable = true/false. Caso tenhas um árvore de canvas isso pode fazer com que os botões sejam activados sem estarem visíveis.

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#28 » terça fev 03, 2015 10:12 pm

Update

ja consegui por os menus a funcionar, graças à preciosa ajuda do Pedro Santos, um amigo meu.

neste momento tenho as unidades todas (as 4) a poderem ser escolhidas no menu. mais À frente uma delas nem sempre vai estar disponivel.

o problema agora é que este canvas, que é worldspace, nao é desenhado por cima de tudo, o que torna chato em alguns casos, como podem ver neste maravilhoso video que vos trago.

proximo passo, adicionar 2 tipos de ataque: projeteis e instant hits.
Btw o inimigo quando chega à muralha ja envia mensages a dizer "estou a causar dano"

ivo
Hello World

Mensagem#29 » terça fev 03, 2015 11:17 pm

Na game jam mostraram me como resolver esse problema de desenhar por cima de tudo. Basicamente crias uma outra câmara. Nessa nova câmara mudas:
-depth para 2 (isto se na câmara actual for 1)
-clear flags para "depth only"
-culling mask para "UI" por exemplo

Depois metes os teus menus na layer "UI"

Continua com isso, ta a ficar fixe!

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#30 » terça fev 03, 2015 11:28 pm

Já tá! Lindo!

vascoptorres
Hello World
Contacto:

Mensagem#31 » terça fev 03, 2015 11:30 pm

Estava a fazer alto texto para o Ivo ser mais rápido e basicamente dizer o mesmo.

Fica só a sugestão de tirares a layer UI da tua Main Camera, caso contrário vais desenhar duas vezes essa layer.
Programador / Game Designer

Vanish- PC/Mac/Linux
Let Us Prey: Surrender to Hell - iOS / Android

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#32 » quarta fev 04, 2015 12:13 am

Por acaso estava em chamada no skype com um amigo meu quando vi o post, e partilhei o ecrã. o gajo depois ajudou-me a configurar o que foi sugerido. ja ficou feito!
Obrigado!

Agora bota de meter os gajos a morrer!

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#33 » terça fev 10, 2015 1:21 am

Ora bem, o grande problema nesta fase foi que eu estava a tentar colidir objectos uns com os outros e achava que so precisava de colliders. aparentemente ja tinha esquecido um par de tutoriais que fiz em que os gajos mostravam rigidbodies.
Felizmente o Ivo ajudou-me a perceber o erro e a partir daí la consegui os gajos a efetivamente eliminar enimigos e a depois selecionar o proximo.

aqui fica a prova.

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#34 » terça mar 10, 2015 4:40 pm

Gostava só de dizer que este projeto ainda está ativo. Curiosamente está mais ativo até, mas antes de mostrar mais alguma coisa gostava de preparar melhor o que vou mostrar.

Até lá!

Relfos
Hello World

Mensagem#35 » quinta mar 12, 2015 10:00 am

Fico a espera de mais novidades!

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#36 » sexta mar 20, 2015 6:21 pm

Ora bem, o jogo esta a avançar muito rapidamente, para minha enorme satisfação, apenas devido ao trabalho do Ivo, que é quem assumiu as rédeas da programação. Para já só temos estado a trabalhar em pre-alphas para testar features do jogo e definir mecanicas.

Eu como tenho tido algum trabalho, nao posso produzir muito mais que ocasionais modelos, e este paintover que deixo aqui para voces verem o que eu quero que seja o look da coisa, quando estiver perto de completo.

Imagem

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#37 » segunda mar 23, 2015 3:04 pm

Ora bem, peguei no que tinha, e mais numas coisas, e fiz então este cenário para baseado no paintover. è o mais perto que alguma vez estive do look do jogo. Há algumas coisas a acrescentar, mas no geral, é esta a direção artística que queria para o jogo

Imagem

Nelson Rodrigues
Hello World

Mensagem#38 » segunda mar 23, 2015 4:23 pm

Está a ficar com muito bom aspecto.

frederico4d
Hello World

Mensagem#39 » domingo mar 29, 2015 12:11 pm

muito fixe! os personagens com concepts nas primeiras paginas estao altamente tb!
gosto bastante do mood assim pintado, sem shaders marados, fica mta bonito! força nisso!

ruim
Hello World

Mensagem#40 » segunda mar 30, 2015 1:29 am

Concordo com o frederico4d, gosto do look simples pintado. Sem shaders malucos nem grandes efeitos visuais, simples e bonito.
Fico à espera de mais

Voltar para “Devlogs”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante