Minimon devlog

Secção para colocar diarios de desenvolvimento de projetos
Relfos
Hello World

Minimon devlog

Mensagem#1 » sexta dez 12, 2014 11:33 am

Ainda está vazia esta secção, vou postar aqui e ver se mais pessoal segue o exemplo ;)

O Minimon é um jogo que anda a ser feito por mim a uns 3 anos (ou 8 anos, depende se incluirem a tech e tudo o resto).
Eu sou o gajo que a uns dez anos atrás apareceu no forum antigo do gamedev-pt e disse que estava a fazer um mmorpg em pascal (com o espectacular nome de Tugapod) e muitos riram, outros choraram, etc.

Hoje em dia há os Unitys e UDKs e afins, o que é muito nice, mas dantes não havia grande coisa, tirando uns projectos open source muito manhosos. Então tive bastante anos a trabalhar no meu próprio engine, e a uns 3 anos atrás começei a fazer o Minimon depois de ter feito e publicado vários jogos mais simples na App Store.

O primeiro protótipo foi feito pra ai em 2 meses (full-time), e eu quando o meti disponivél na App Store nem fazia ideia que iria ser popular.

Mas passado um mês já tinha mais jogadores online do que o pobre servidor de 5€ euros aguentava :lol:

(Como podem ver, a 1ºversão era em 2D, porque fazer jogos 2D é básico e super rapido)
Imagem

Após 3 anos de desenvolvimento, o jogo agora está assim (mas ainda não são os gráficos "finais", por exemplo as arenas de combate ainda são placeholders praticamente)
Imagem

Assim que tiver mais tempo eu vou escrever mais, tanto como coisas que já fiz como o que se está a ser feito ainda :D

sythra4
Hello World
Contacto:

Re: Minimon devlog

Mensagem#2 » sexta dez 12, 2014 12:50 pm

Parece interessante, só pela dedicação demonstrada já se pica o ânimo! Podes explicar mais sobre o tipo de jogo que é?

Also, ainda bem que fazes de exemplo, também devia começar o meu devlog :P

Alvin
Hello World

Mensagem#3 » sexta dez 12, 2014 1:36 pm

Parece-me muito bem!

Já ouvi falar do jogo, mas nem sequer sabia que era português. Parabéns!

Relfos
Hello World

Mensagem#4 » sexta dez 12, 2014 2:20 pm

Começem devlogs vossos também, tenho curiosidade em ver que outros jogos andam a ser feitos!

sythra4, quanto ao jogo, é uma mistura entre Pokemon e Runescape.
Inicialmente era demasiado parecido ao Pokemon, mas eu estava mais focado em criar a base do jogo do que o jogo em si.
Só agora ultimamente começei a focar-me mais no gameplay e a criar uma história complexa para o jogo.

Uma das novidades recentes é que ao contrário do Pokemon, aqui os "humanos" também lutam :D
Imagem

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#5 » sábado dez 13, 2014 12:36 am

Visualmente o jogo precisava realmente de um trabalho de continuidade. Pegar em todos os elementos e alterar os que estão mais fora de tematica, ou garantir que há uma direcção artistica.
fora isso nao consigo comentar muito mais visto que não é o tipo de jogo que eu jogo. Mas dou-te os parabéns pelo sucesso

Relfos
Hello World

Mensagem#6 » segunda dez 15, 2014 3:18 pm

Yep, Marco, falta um pouco de consistência, também porque muitas assets foram compradas na Asset Store do Unity e acabam por destoar (se bem que eu tentei escolher apenas aquelas com um estilo parecido).

Mais uma imagem, de algo que estive a fazer este fim de semana.
Quando começei a ideia de fazer o jogo, um amigo meu que fez parte da arte do jogo perguntou-me como é que seria possivél fazer uma quantidade massiva de mapas, necessária a um RPG.
A ideia que tive na altura foi fazer algo baseado em tilesets/tilemaps, que depois seriam trocados por props 3D equivalentes durante o loading.

Para quem não conhece, estou usar o Tiled (http://www.mapeditor.org/), que é gratuito e bastante nice para jogos 2D.
Com isso conseguimos criar uma quantidade enorme de mapas (uns 200 e tal).

Baseado num mapa inicial do Tiled e aplicando uns pós mágicos obtém-se algo assim
Imagem

Inicialmente era tudo a base de cubos para simplicar o código, mas a uns tempos o Marco deu-me umas tips pra melhorar o visual, e agora uso uma quantidade grande de shapes base para dar um ar menos uniform. Também tenho um sistema opcional que permite deformar a geometria do mapa segundo um heightmap, mas ainda tenho de explorar melhor a ideia.

Claro, ainda pode ser melhorado muito, tanto em termos de melhorar as texturas e geometria como talvez meter uns lightmaps para obter umas sombras mais interessantes.
Será o que vou tentar no próximo fim de semana ;)

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#7 » segunda dez 15, 2014 4:32 pm

realmente este mapa pareceu-me menos grelha que os outros. acho que fica bem melhor para te ser honesto.
ja agora, aceitas paintovers?

Imagem

para ficar mais "swampy"

GoncaloSilva
Hello World
Contacto:

Mensagem#8 » segunda dez 15, 2014 5:39 pm

MarcoVale Escreveu:realmente este mapa pareceu-me menos grelha que os outros. acho que fica bem melhor para te ser honesto.
ja agora, aceitas paintovers?

Imagem

para ficar mais "swampy"

Nice! Gosto do aspecto com que fica.
http://twitter.com/goncalofsilva
Programador no Hexcape, Omm e outros projectos doidos

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#9 » segunda dez 15, 2014 5:43 pm

fica a sugestao, mas se estiveres a usar o mesmo tile de relva para todas as areas do mapa, entao torna-se dificil.

Relfos
Hello World

Mensagem#10 » terça dez 16, 2014 8:11 pm

Também acho que ficou melhor assim, mudaste só as cores, foi isso? :lol:
Por acaso a uns tempos fiz um shader de color grading, que dava pra fazer algo parecido.

Quanto a usar a mesmas tiles, é mais preguiça, mas poderia criar algum sistema que adicionasse detalhes extra aleatorios ou assim, vou tentar pensar numa solução simples.

Então e mais ninguém quer criar um devlog? :cry:

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#11 » terça dez 16, 2014 8:15 pm

acho que vou fazer um, mas de um jogo que ja fiz, mais em formato post mortem, talvez...

MMorpheus
Hello World

Mensagem#12 » terça dez 16, 2014 11:01 pm

Bem muito bom!

Podes falar mais um bocado da tecnologia?
Quando dizes que lançaste na App Store, queres dizer em ios? Tens planos para lançamento em outras plataformas?

unrelated:
Primeiro post!
Estamos a começar uma nova era no gamedev portugues! Parabéns a todos os que estão envolvidos na criação/moderação e a todos os que vão lutar para manter a comunidade activa.

Relfos
Hello World

Mensagem#13 » quarta dez 17, 2014 1:41 pm

Marco, mesmo um post-mortem seria interessante ;)

MMorpheus, o Minimon foi lançado em iOS e Android, e em Janeiro em principio vai sair no Steam (possivelmente em Early Access).
Uma coisa interessante foi que eu decidi lançar o jogo em mobile numa fase bastante pre-beta, algo que se calhar muitos consideriam suicidio. Na altura o colega que estava a trabalhar comigo decidiu não continuar comigo no projecto, e visto que já tinhamos uma versão bastante jogavél, não quiz cancelar o projecto e decidi mete-lo online pra testar o interesse do público.

Como isto se trata dum jogo massivo, tanto em conteudo como programação, era demasiado arriscado trabalhar nisto anos até ter uma versão bonita e só depois mete-lo a venda. E se ninguém o quisesse comprar depois? :roll:

Foi uma experiência que por acaso resultou, os jogadores ajudaram a obter fundos para completar o jogo ao longo de um ano, e continuam a ajudar, ao ponto que já consegui substituir grande parte dos placeholders que estava a usar (tanto texturas, como modelos 3d e música).

Quanto a tecnologia, foi feita por mim ao longo de muitos anos, o engine e jogo foram escritos em Object Pascal, e há umas pequenas partes em Java, C#, ObjectiveC, PHP e mesmo assembly.

De notar que ao inicio ainda foi ponderado usar Unity, mas na altura o Unity não era gratuito, e iria precisar das versões Pro Android + iOS + Windows, o que iria sair super caro. E mesmo na altura fiz uns testes com o mesmo mapa em Unity e no meu engine e o Unity tinha uma performance bastante inferior em mobile (acredit que agora já tenha melhorado bastante), daí que optei por usar a minha tech.

sythra4
Hello World
Contacto:

Mensagem#14 » quarta dez 17, 2014 5:10 pm

Relfos Escreveu:Então e mais ninguém quer criar um devlog? :cry:

Só estou à espera de voltar a ter tempo para trabalhar no jogo, e começo também um :mrgreen:

nimas
Hello World

Mensagem#15 » quarta dez 17, 2014 7:33 pm

sythra4 Escreveu:
Relfos Escreveu:Então e mais ninguém quer criar um devlog? :cry:

Só estou à espera de voltar a ter tempo para trabalhar no jogo, e começo também um :mrgreen:

Eu em principio depois de acabar este semestre tambem devo re-começar a trabalhar no Battle Channel, que se fez para a Jam do Pewdiepie.. Houve algum interesse no jogo e como vou ficar com mais algum tempo no proximo semestre, estou a pensar nisso.

Relfos
Hello World

Mensagem#16 » sexta mar 06, 2015 11:49 am

Tenho estado super ocupado, parece que finalmente vou lançar o Minimon no Steam, mas será em Early Acess por agora.

Finalmente começei a adicionar lightmapping (com lightmaps feitos no Giles), e realmente, faz grande diferença.

Uma screenshot das batalhas com os gráficos melhorados:
Imagem

Falta agora improvements ao GUI (um dos artistas da team já fez uns mockups e tal, falta agora importar tudo)

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#17 » sexta mar 06, 2015 12:27 pm

BIG difference. se bem que acho que estão claras demais, mas ya, faz sempre diferença. adiciona solidez ao cenario.

Relfos
Hello World

Mensagem#18 » quinta mar 12, 2015 9:59 am

Yep, talvez demasiado claras, vou experimentar alterar isso um pouco.
Agora o chato vai ser fazer baking do resto, ainda faltam uns 200 mapas :roll:

Relfos
Hello World

Mensagem#19 » domingo abr 05, 2015 3:18 pm

A uns tempos atrás andei a perguntar a vários artistas quanto queriam para me fazer um mapa-mundo detalhado do mundo do Minimon. Visto que a maioria me pediam valores na casa dos 4 digitos, decidi improvisar eu algo :roll:

Pensei, então, e porque não gerar um mapa proceduralmente?
E aqui está o resultado, not bad, tendo em conta que foi feito por um "não-artista".

Imagem

E como é que isto funciona?

Basicamente, tenho um programa que faz crawling de todos os maps/scenes do jogo, calcula em média que tipo de assets são mais comuns (do estilo, este sitio tem muitos cactos e areia -> deve ser um deserto -> mete uns cactos 2d no mapa-mundo).
O programa calcula também o sitio onde colocar cada coisa com base nas ligações entre os diversos locais do jogo.

A melhor parte disto é que sempre que adiciono uma area nova ao jogo, basta correr este programa e tenho um png do mapa actualizado 8-)

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#20 » domingo abr 05, 2015 4:12 pm

4 digitos pr um mapa mundo... Andaste a procura de artistas nos states?
Ainda assim o ideal é mesmo o que tens. Tem bom look, é legivel e dinamico

Voltar para “Devlogs”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante