[Jogo][2.2+] Obstakles - jogo de arcada 2D minimalista

zona para projetos que procuram criticas ou opiniões dos utilizadores
ferrolho
Hello World

[Jogo][2.2+] Obstakles - jogo de arcada 2D minimalista

Mensagem#1 » terça jan 20, 2015 4:21 pm

Olá a todos,

O meu nome é Henrique Ferrolho e sou aluno do MIEIC na FEUP. Nos tempos livres, uma das coisas que gosto de fazer é desenvolver mini-jogos.

Recentemente, e pela primeira vez, decidi publicar na google play store um desses jogos: "Obstakles".

Obstakles é um jogo de arcada 2D minimalista onde o jogador controla um quadradinho azul. Para o mexer, basta tocar na metade esquerda ou direita do ecrã.

O objectivo é evitar tocar nos obstáculos que estão constantemente a cair. Se se tocar em algum, perde-se.
Quando se toca nas paredes, é-se projectado na direcção oposta. Às vezes ajuda... mas na grande maioria das vezes, faz com que o jogador perca! :D

Se puderem instalar o jogo e deixar um comentário com algum feedback era excelente! Pode ser sobre a jogabilidade, design, menus, o que quiserem. De seguida está o link para o jogo.

Imagem
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ferrolho.obstakles

Se para além disso ainda quiserem dar mais alguma visibilidade ao jogo, quem tiver conta no XDA pode deixar um comentário semelhante ao que deixar aqui na thread que criei lá: http://forum.xda-developers.com/android/apps-games/game-obstakles-retro-2d-arcade-game-t3007569

Obrigado!

MarcoVale
printf
Contacto:

Re: [Jogo][2.2+] Obstakles - jogo de arcada 2D minimalista

Mensagem#2 » terça jan 20, 2015 5:32 pm

Pa eu confesso que pelas screenshots não percebi nada do jogo. Tive que ler a descrição la fui ver o que era o jogador. Vi que é um quadrado azul. Acho que devias dar-lhe mais destaque. os obstáculos podiam ser por exemplo, em tons menos saturados. assim havia uma forte distinção entre uma coisa e outra.

ferrolho
Hello World

Mensagem#3 » terça jan 20, 2015 5:38 pm

MarcoVale Escreveu:Pa eu confesso que pelas screenshots não percebi nada do jogo. Tive que ler a descrição la fui ver o que era o jogador. Vi que é um quadrado azul. Acho que devias dar-lhe mais destaque. os obstáculos podiam ser por exemplo, em tons menos saturados. assim havia uma forte distinção entre uma coisa e outra.

Obrigado pela resposta rápida!
Realmente, já tinha pensado em diminuir a saturação da cor dos objectos e provavelmente é o que vou fazer no próximo update.

Tens mais alguma sugestão para evidenciar o quadrado? E sobre a jogabilidade?

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#4 » terça jan 20, 2015 6:04 pm

Ainda nao joguei mesmo. so critiquei com base nas screenshots. É injusto eu sei, mas de momento é o que posso fornecer. Depois experimento com calma

ivo
Hello World

Mensagem#5 » quarta jan 21, 2015 1:57 am

A aceleração do jogador é um pouco lenta, o que vai tornar o jogo mais difícil. Caso não o tenhas feito com este objectivo eu punha o movimento um pouco mais instantâneo. Relativamente ao jogador ser projectado, visto que não tem a ver com a velocidade que vamos contra a parede, eu iria sugerir algo visual que nos explicasse o porquê disso acontecer (por exemplo braços de pinball ou o que seja) mas visto que isto é algo muito geométrico e simplista talvez não se justifique.

Eu pessoalmente evitava escolher um nome para o jogo que fosse um "erro ortográfico", simplesmente porque se alguém gostar do teu jogo e quiser partilhar com um amigo vai ter de dizer "obstacles com k" e isso diminui as tuas probabilidades de aumentar o nº de downloads (e isso na playstore é cada vez mais difícil tendo em conta o nº de apps free disponíveis)

O conceito do jogo é interessante mas é daqueles que é quase obrigatório ter leaderboard :)

Continua! abraço

ferrolho
Hello World

Mensagem#6 » quarta jan 21, 2015 4:07 am

ivo Escreveu:A aceleração do jogador é um pouco lenta, o que vai tornar o jogo mais difícil. Caso não o tenhas feito com este objectivo eu punha o movimento um pouco mais instantâneo. Relativamente ao jogador ser projectado, visto que não tem a ver com a velocidade que vamos contra a parede, eu iria sugerir algo visual que nos explicasse o porquê disso acontecer (por exemplo braços de pinball ou o que seja) mas visto que isto é algo muito geométrico e simplista talvez não se justifique.

Eu pessoalmente evitava escolher um nome para o jogo que fosse um "erro ortográfico", simplesmente porque se alguém gostar do teu jogo e quiser partilhar com um amigo vai ter de dizer "obstacles com k" e isso diminui as tuas probabilidades de aumentar o nº de downloads (e isso na playstore é cada vez mais difícil tendo em conta o nº de apps free disponíveis)

O conceito do jogo é interessante mas é daqueles que é quase obrigatório ter leaderboard :)

Continua! abraço

A aceleração do jogador é propositada para dificultar o jogo :P

Ainda não tinha pensado em mostrar uma animação quando o jogador bate contra uma das paredes. A ideia agrada-me e vou implementá-la! Acho que consigo fazer algo simples que não fuja ao minimalismo do jogo.

O nome do jogo foi completamente aleatório quando criei o projecto para começar a programar a ideia básica do jogo, e acabou por ficar. Não percebi bem porque achas que é uma desvantagem.. :/ depois de ter pensado nisso de um amigo dizer ao outro para instalar o jogo "obstacles com k", acho que até uma vantagem: se pesquisares "obstakles" na play store, só aparecem dois resultados (em que o primeiro é o meu jogo); se pesquisares por "ostacles", aparecem imensos resultados e provavelmente o meu jogo iria parar ao fim da lista. Até acho que calhou bem, ou estou errado?

Sobre o leaderboard, é um "must" e assim que terminar os exames é a primeira coisa que vou acrescentar! :D

Obrigado pelo feedback, a sério!

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#7 » quarta jan 21, 2015 2:43 pm

também ja joguei.
pá, acho que nao tá mau até. em contraste com o Ivo até gostei da aceleração.
Só acho que é o jogo ser horizontal, nao deixa muito planear o jogo. Só consegues reagir. Se tivesses o gameplay vertical, ja conseguias ver mais jogo, e conseguias planear a tua trajetoria, mais ou menos.

sei que ias perder espaço para os dedos, mas acho que era melhor por o "Jogador" mais acima, para ter espaço para os dedos, e depois teres o jogo vertical.

arranja uma foto de um asteroid, ou assim, e recorta dessa textura as formas que tens, metes um fundo de espaço, e um donut a fazer de jogador, tipo ovni, e ja começa parecer-se com qualquer coisa!

espero que ajude

ferrolho
Hello World

Mensagem#8 » sábado jan 24, 2015 7:02 pm

MarcoVale Escreveu:também ja joguei.
pá, acho que nao tá mau até. em contraste com o Ivo até gostei da aceleração.
Só acho que é o jogo ser horizontal, nao deixa muito planear o jogo. Só consegues reagir. Se tivesses o gameplay vertical, ja conseguias ver mais jogo, e conseguias planear a tua trajetoria, mais ou menos.

sei que ias perder espaço para os dedos, mas acho que era melhor por o "Jogador" mais acima, para ter espaço para os dedos, e depois teres o jogo vertical.

arranja uma foto de um asteroid, ou assim, e recorta dessa textura as formas que tens, metes um fundo de espaço, e um donut a fazer de jogador, tipo ovni, e ja começa parecer-se com qualquer coisa!

espero que ajude

eu também gosto da aceleração :)
sobre mudar o jogo para a vertical, não sei :/ eu gosto dele na horizontal, e sim: não dá para planear tão bem como se fosse na vertical, mas acho que assim é a forma mais confortável de jogar

sobre meter imagens: o objectivo do jogo foi desde o início fazer algo viciante e engraçado sem usar imagens, apenas formas e um tema minimalista.. o jogo visualmente não há de mudar radicalmente (substituir as formas com imagens e texturas), mas vai mudar gradualmente espero eu para ficar mais apelativo: como por exemplo definir as cores com menos saturação.

tens alguma ideia para destacar o jogador, como o ivo mencionou?

ps- acabei agora de fazer upload de uma nova versão para a play store: leaderboards e achievements foram integrados :)
o menu de game over está a ficar um pouco feio, tenho que o melhorar também...

obrigado mais uma vez!

Voltar para “Criticas e opiniões”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante