Ajuda: Ensinar tiles para rpg

tudo relacionado com a componente grafica, desde pixelart a animação
MarcoVale
printf
Contacto:

Ajuda: Ensinar tiles para rpg

Mensagem#1 » segunda fev 23, 2015 1:35 pm

Boas pessoal,
estou a querer adicionar uma secção ao meu curso de udemy, o qual imagino que ja todos tenham feito e dado 5 estrelas! COF COF

enfim, a questão é:
o curso neste momento ensina conceitos de animação, conceitos de iluminação e shading, bem como outlines. Mas na parte dos tiles, pelo menos na minha perspectiva de artista, nao consigo encontrar muito para explicar. é quase "Pá, desde que encaixem..."

posso falar da perspectiva top-down, mas em termos de questoes técnicas há pouco que eu consiga explicar de uma forma não artistica. Daí que a minha pergunta seja:

voces, como artistas ou programadores, quando se propõem a fazer um tileset, quais são as questões que vos assombram, ou quais são os problemas que têm? se eu conseguir responder a isso, talvez consiga formular questões técnicas para suportar aquilo que mostro visualmente.

os cursos geralmente no fim ou a meio das secções têm pequenos quizes para o pessoal testar o que aprender. Na questão dos tiles, não há propriamente muitas questões de certo ou errado para se poder fazer um quiz... se eu conseguir responder de uma forma técnica as vossas questões, posso fazer disso uma maneira formulada de expor a matéria.

ok, muchas gracias, e venham de lá essas perguntas, que eu terei todo o gosto em responder.

Marco

ivo
Hello World

Re: Ajuda: Ensinar tiles para rpg

Mensagem#2 » segunda fev 23, 2015 4:10 pm

hmm de ponto de vista de programação não deve ser muito útil para o teu curso visto que será algo do género:
-Existe um nr limite de tiles para a plataforma em questão?
-Como é que vai ser feita a gestão de tile sets? loadings etc..

De ponto de vista artístico penso que faz mais sentido no teu caso, ou seja:
-Como é que faço para que a repetição de tiles não seja tão óbvia ou aborrecida?
-Devo usar 2 ou 3 variantes do mesmo tiles para evitar repetição?
-Qual o rácio de pixel/window size no caso de pixel arte? isto porque ainda que esteja a usar um monitor com muita resolução, a pixelização deverá ser visível.

Já agora uma pergunta que não tem haver com tiles, na parte de animação da personagem cada frame foi quase redesenhado com a excepção da cabeça. Não será mais eficiente aproveitar o frame principal e usar a técnica da posição das mãos como referência para modificar os frames seguintes?

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#3 » segunda fev 23, 2015 4:39 pm

Estás-te a referir a replicar o sprite original das mãos nos frames seguintes? Sim, acho que não o fiz por uma questão de acelerar o processo, para caber tudo no vídeo.

quanto aos tiles, sim, a questão de programação é suposto ficar de lado. não vou abordar, nem o numero de tiles.
quero abordar (artisticamente) como sugerir uma superfície mais alta, como sugerir volume em escarpas e assim. como criar padrões repetitivos sem que se note tanto, ou variação para quebrar a repetição e tiles de transição.

entretanto estive a ver, e compus estas duas imagens que têm a ver com o tema.

ImagemImagem

na primeira imagem pode-se ver que ha espaço desaproveitado se usarmos os blob tiles. o mais eficiente é o metodo de baixo que são "Block tiles".não fiz um diagrama deles ainda assim.

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#4 » segunda fev 23, 2015 6:12 pm

aparentemente a técnica que eu estava a usar na primeira imagem (exemplo em baixo) é a técnica de block tiles. Cada tile tem direções por onde podem ser acedidos ou não. Assim em termos de colisão é apenas interpretar o input do teclado aparentemente.

Imagem

entretanto descobri este site com esta técnica catita:

http://www.saltgames.com/2010/a-bitwise ... -tilemaps/

ivo
Hello World

Mensagem#5 » terça fev 24, 2015 2:31 am

Estou a ver o que estás a procura mas talvez as perguntas surjam mais no fim de criares essa parte. Vais acrestar esse tema no curso é?
Em relação à personagem estava a perguntar o porquê de desenhares as frames de animação quase de novo em vez de copiar a primeira e alterar. good practice?

MarcoVale
printf
Contacto:

Mensagem#6 » terça fev 24, 2015 9:51 am

AH, ok, o risco de copiar uma imagem toda e editar, é que podes não editar determinadas partes, que podem nao parecer importantes mas que influenciam na no volume e pose total. Por exemplo, copias uma perna, e dobras mais um bocado. se te esqueceres de reajustar o brilho, vais manter o mesmo angulo entre a coxa e a canela.
Ja nos braços era mais facil redesenha-los visto que eles abanavam por todos.

e sim, vou adicionar esta parte ao curso. no pixelation também ainda ninguém tem um nome para estes diferentes metodos. O pessoal fazia e pronto...

Voltar para “Arte 2d/3D”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante