Personagem do ShutX

tudo relacionado com a componente grafica, desde pixelart a animação
Avatar do Utilizador
MarcoVale
printf
Mensagens: 167
Contacto:

Personagem do ShutX

Mensagem#1 » quarta dez 09, 2015 12:22 am

Texto que deixei no facebook
"Se me permitem, ia deixar aqui um mini post-mortem da produção gráfica do ShutX. Aqui fica uma imagem do flanker, um dos personagens do jogo que mostramos na Comic Con. Como disse a alguns dos que experimentaram o jogo, nos tivemos apenas 3 semanas e meia desde que decidimos que íamos mesmo fazer algo. Já havia uns protótipos com caixas, mas graficamente estamos a falar de começar do zero. 4 personagens com animações, mais cenário e interface.

O que decidir fazer foi simplificar ao máximo todas as fazes de produção. Manter a contagem poligonal dentro de um nível razoável para o tamanho do modelo no ecrã, mas ao mesmo tempo que fosse rápido de modelar, e principalmente fácil de editar, porque ia usar a mesma malha para criar todos os 4 personagens.Daí as suas dimensões e proporções serem muito semelhantes. Cada personagem ronda os 2000 polígonos (triângulos). ou seja, podiam ter menos, bem menos, mas era mais rápido deixar com 2000.

Aqui o importante era silhueta. Bastava fazer scale a alguns loops nas pernas e braços para fazer uma silhueta diferente. Isto acelerou em MUITO a produção. Peças como mãos e botas foram modeladas e criados os UVWs antes, para depois serem adicionadas a cada um dos 4 modelos de maneira a evitar ter que criar os uvws de 8 mãos.
A textura foi também feita com base em cores planas, e detalhes apenas onde a mesh não conseguia replicar volume, em alguns caso dava, mas eu teria que editar a malha, o que ia gastar mais tempo.
Algumas partes da textura são cores planas, como as botas, e as mãos ou ate o pescoço. Para resolver isso, usamos um shader com luz de recorte o que ajudou a que com cores planas conseguíssemos passar algum volume e forma.

Todos os modelos usam uma textura espelhada, o que maximiza o espaço de textura. não permite texturas assimétricas, mas como os personagens usam a arma de um lado apenas, a assimetria já estava garantida pela pose dos modelos.
Podem ver o aspeto do modelo dentro do jogo, com a luz de recorte. Isto forçava o personagem a ser sempre de uma cor principal, para ajudar o pessoal a identificar o seu personagem no meio de todos.
A animação de correr foi partilhada, morrer também. disparo e idle já não foi possível porque todos têm armas diferentes.

Os personagens só correm numa direção, mas apenas o pessoal de gamedev reparou.
foram 3 semanas e meia um bocado puxadas, mas valeu a pena ver uma coisa a surgir tão depressa."

Imagem

a ver se faço uma thread com o cenário também

Avatar do Utilizador
Uriel
Hello World
Mensagens: 6

Re: Personagem do ShutX

Mensagem#2 » segunda fev 29, 2016 5:10 pm

Reparei agora que tens ali um olho no mapa de textura, mas naqui no flanker não se vê (para além que é top down view), há algum motivo para teres lá o olho e não deixares apenas as sobrancelhas? Não me lembro de ver os olhos do gajo quando joguei
[url]be.net/urielcordas[/url]

Avatar do Utilizador
MarcoVale
printf
Mensagens: 167
Contacto:

Re: Personagem do ShutX

Mensagem#3 » segunda fev 29, 2016 11:15 pm

o motivo é simples: O modelo não permitia superficie para aparecer a textura do olho, e entao editei os uvws para o transformar numa linha.

Entretanto o modelo já levou esta revisão:
Imagem

Avatar do Utilizador
Uriel
Hello World
Mensagens: 6

Re: Personagem do ShutX

Mensagem#4 » segunda fev 29, 2016 11:25 pm

ah ok, só porque olhando para aquele anterior, parecia que no modelo tomaste a decisão de desconsiderar totalmente a visibilidade dos olhos em favor do traço caricatural (a la pai do Cloudy with a chance of Meatballs, p.ex)
[url]be.net/urielcordas[/url]

Voltar para “Arte 2d/3D”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron