Comic Con - 2015 / Espaço Gamedev

Eventos, Notícias, Lançamentos
Pina
Hello World

Comic Con - 2015 / Espaço Gamedev

Mensagem#1 » quarta abr 08, 2015 4:58 pm

Caros,
A Comic Con de 2014 foi a 1ª Comic Con a acontecer em Portugal e felizmente conseguimos todos uma excelente representação da magnifíca produção de videojogos que por cá se faz. A adesão do público também foi absolutamente brutal e só ouvi boas coisas

Tudo isto foi possível através de uma parceria entre a Nerd Monkeys e a organização da Comic Con que nos cedeu o espaço e me deu a mim o previlégio e a honra de o gerir.

Este ano teremos a Comic Con 2015 (duh!) e com ela o regresso do nosso espaço de produção de videojogos nacionais.
http://www.comiccon.pt/

A ideia aqui no fórum é para já reunir ideias do que podemos melhorar a nível de condições. Todas as ideias são bem vindas dentro do razoável. Estou a tentar garantir que tenhamos:
- Um mega cartaz a dizer algo como "produção de videojogos nacional"
- Televisores grandes para por bem alto por cima das cabeças a mostrar os jogos
- Anúncio prévio de que vamos lá estar no site oficial

As equipas ou individuos a estarem presentes serão convidados por mim. Párem lá de enviar bolos e chocolates sff.
Este espaço irá sendo actualizado conforme as coisas avançarem.

P.S. enviem mais bolos e chocolates sff.

+++++++++++++Actualização 1+++++++++++++++

Lista de pedidos à organização:
- Uma mesa e 2 cadeiras para cada produtor
- 2 entradas para cada produtor
- 1 monitor ou TV para cada produtor
- Um cartaz (algo simples) com o nome do produtor para por em cima ou atrás das mesas
- Um único cartaz grande para por na área de todos os produtores, algo a dizer "Produtores Nacionais de Videojogos"
- Espaço no site da Comic Con, uma lista dos produtores de videojogos presentes
- Wi-Fi dedicado
- Videowall gigante onde irá passar um ou mais trailers com os jogos presentes no evento

Lista de coisas extra Comic Con
- Imprimir mais livros do Game Dev Camp 2015
- Site catita com a malta toda
- Videowall para trailers e jogos

Hotel:
Para quem precisa de hotel para ficar, a organização disponibilizou-se em reservar um lote de quartos todos em conjunto. Assim fica mais barato e ficam todos juntos. Vai no convite aos estúdios a explicação de como podemos organizar isto.

+++++++++++++Actualização 2+++++++++++++++

Lista de estúdios convidados (ronda1):
Foram convidados cerca de 40 estúdios:

- Nerd Monkeys (sim, enviei convite a mim próprio)
- Bica Studios
- Indot
- BFives
- Fun Punch
- RTW
- Tio Atum
- Battlesheep
- Camel 101
- Upfall Studios
- Raindance LX
- Artbit Studios
- Game Studio 78
- Ground Control Games
- Titan Forged Games
- Wingz Studio
- Gojira
- Immersive Douro
- Space Pajamas
- Arcade Thumb
- Awesome Software
- Bad Kitty's Dad
- Binary Pig Studio
- Blit Pop
- Code Runners
- Digital Soul Games
- Serius Games
- Dream Studios
- Flying Turtle Software
- Lampwave Studio
- Lisbon Labs
- Lovely Gran
- Moonberry Studios
- Prime Makers
- Spawn Studios
- Supernova Factory
- ZPX
- Yucca Studios

Já tenho malta confirmada e malta que não pode ir.
Vou actualizando conforme sou notificado.

+++++++++++++Actualização 3+++++++++++++++

Os 25 estúdios que vão estar presentes:
Adamastor Studio
Artbit Studios
Awesome Software
B5 Studios
Battlesheep
Binary Pig Studio
Camel 101
Dream Studios
Fun Punch
Game Studio 78
Ground Control Games
Indot
Immersive Douro
Nerd Monkeys
Prime Makers
Remo Gamedev
RTW Imaginary Labs
Serius Games
Space Pajamas
SpikeJap Studio
Stratera Studio
Tio Atum
Titan Forged Games
Wingz Studio
Witty Plot

MarcoVale
printf
Contacto:

Re: Comic Con - 2015 / Espaço Gamedev

Mensagem#2 » quarta abr 08, 2015 5:14 pm

Eu começo já com booth babes, e pedir ao Miguel para imprimir mais booklets e entregar aos visitantes.

TiagoF
Hello World
Contacto:

Mensagem#3 » quarta abr 08, 2015 5:17 pm

All good news!

Quantas equipas, aproximadamente, vão poder estar no espaço?

Pina
Hello World

Mensagem#4 » quarta abr 08, 2015 5:34 pm

Mais livrinhos impressos com as empresas é sempre bom para distribuir.
O ideal é isso ser algo "central" e distribuído na entrada do nosso espaço e depois cada produtor tem os seus próprios cartazes e panfletos.

O número de produtoras presentes vai depender do espaço disponível, algo que eu ainda não sei.

gonelf
Hello World

Mensagem#5 » quinta abr 09, 2015 9:55 am

Boa cena :D ,

Estou disponível para ajudar com desenvolvimento web ou mobile.
Dev @ Arcade Thumb - www.arcadethumb.com

nelio.codices
Hello World

Mensagem#6 » quinta abr 09, 2015 2:39 pm

O importante era mesmo o "mega-cartaz" ou um banner, qualquer coisa que chame a atenção para o espaço, o contextualize, e dê a entender que não é malta a fazer os trabalhos de casa num corredor. :P

Uma melhor localização também seria de louvar, mas sem nos cobrarem nada acho que não podemos pedir mais. Com o problema acima resolvido acho que um espaço semelhante (porventura maior para poderem ir mais estúdios) serve perfeitamente.

DStuart
Hello World

Mensagem#7 » quinta abr 09, 2015 2:40 pm

Ou uma mega projecção na parede de fundo do espaço game dev com gameplay dos jogos da malta que está lá a expor.

Vítor
Hello World
Contacto:

Mensagem#8 » sexta abr 10, 2015 3:17 am

Isso são boas noticiais!

Não fui o ano passado por isso não sei bem o que pode ser melhorado a nível de condições.
Mas posso atirar uma ideia para o ar que pode ajudar a que mais gente se interesse em experimentar os vários demos:

Neste tipo de eventos as pessoas gostam de coleccionar coisas que dão nas booths, certo?

Que tal seria fazer um conjunto de cartas, autocolantes, ou outra coisa do género com personagens/imagens dos vários jogos que estão a ser feitos em Portugal?
Mas fazer essas cartas ou autocolantes de forma que cada developer tivesse apenas 1 das cartas (varias da mesma) para dar a quem jogasse o seu demo.

E juntando todas dava numa imagem ou uma frase completa!
Semelhante às lombadas que se vê em algumas manga.
Imagem

O objectivo disto é fazer com que quando alguém fosse experimentar um dos demos que estivessem lá expostos, se sentisse incentivado a experimentar os outros todos também para completar a colecção. É uma maneira de fazer cross-promotion uns aos outros de certa forma.

Teria que se ver é quais seriam os custos de fazer algo deste género e que developers estariam interessados em participar.

Fica a ideia no ar. ;)

Já agora, há alguma data ou local marcado?
E para que morada devo começar a enviar os bolos?

Bruno Cesteiro
Hello World

Mensagem#9 » sexta abr 10, 2015 5:17 am

Boas pessoal,

Nao sei se isto e possivel ou nao, mas aqui vai a ideia.
Qd nos tivemos na gamescom, tinhamos uns paineis pendurados no tecto (penso que teria que ser a custo do developer), mas o nosso publisher tinha uma cena electronica, onde iam rodando os jogos que estavam no catalogo deles.
Aqui vai uma foto :

http://camel101.com/devblog/wp-content/ ... G_8591.jpg

Nao me parece que a organizacao da comicon esteja muito interessada em pagar uma coisa destas, mas isto talvez a dividir por todos os estudios que la fossem, ate dava um aspecto mais pro.

Pina
Hello World

Mensagem#10 » sexta abr 10, 2015 12:33 pm

@ Vítor
1 - As datas são as mesmas do ano passado, é um dos primeiros fins de semana de Dezembro.
Contou-me um passarinho que durante os próximos anos o evento será sempre na Exponor no Porto, algo que me agrada bastante pois o espaço é perfeito e o afastamento de Lisboa e de outros eventos também.

2 - Collecionáveis é engraçado mas dá trabalho e é preciso organizar. Quando chegarmos mais perto do evento e tivermos uma melhor noção do que se vai passar logo se vê.

@Bruno
A ideia é mesmo essa. Termos um televisor por cima de cada um de nós a mostrar o jogo/s e a empresa.
Pendurado do tecto não se se é possível que aquilo é muito alto, mas no pior dos casos fica numa armação ou algo parecido bem alto.

@Nélio
Yeap. Mega-cartaz é o que se quer.
O espaço e quantas empresas logo vamos ver o que temos direito.

João Sousa
Hello World

Mensagem#11 » segunda abr 13, 2015 9:24 am

Olá

Acho que em relação ao que aconteceu na primeira Comic Con poderia-se melhorar seria a distribuição do espaço... se fosse possível ter uma área ligeiramente maior à volta de cada mesa penso que funcionaria melhor pois da ultima vez estava tudo tão juntinho que quem estava na mesa duma equipa acabava por "tapar a vista" e dar menos espaço para as outras. É fixe dar-se a hipotese a ir o maior número de developers possível mas deve ser doseado em relação ao espaço disponível.

Uma coisa que na Lisboa Games Week correu melhor foi a cobertura de imprensa...o Ivan Barroso ajudou bastante a puxá-los para a nossa zona...na Comic Con nós ainda tentamos puxar alguns jornalistas mas a resposta às vezes era: ah nós estamos cá só para fazer a cobertura dos "mascarados" ... por isso se calhar haver uma preparação prévia e uma comunicação à imprensa seria útil :)

abraço

Pina
Hello World

Mensagem#12 » quarta set 30, 2015 9:20 pm

Ok, de volta ao trabalho com este evento.
As propostas foram todas anotadas e estão finalmente a ser propostas e a serem tido em conta.

Hotel
Um ponto importante para todos os developers que forem de fora do Porto são os hoteís. A organização consegue um desconto se for tudo marcado como um grupo grande pelo que eu assim que vos comece a contactar (escusam de me chatear por causa disso) vou colocar a hipótese também de estarem num grupo para o hotel. Também tem a vantagem de irmos todos para o mesmo hotel.

RGuedes
Hello World

Mensagem#13 » quarta set 30, 2015 9:54 pm

Eu acho que havendo uma televisão gigante, podemos aproveitar e por o pessoal a jogar os PVPs tugas lá. É uma cena que chama imenso a atenção, sobretudo se tiver gente à volta. Os jogos que estão lá podem ir rodando ou deixa-se o pessoal escolher o que quer jogar.

Fixe fixe era cravar o videowall ao Miguel :D

De resto, aonde é preciso ajuda ao nível organizacional e afins?

Spikejap
Hello World

Mensagem#14 » quarta set 30, 2015 10:55 pm

Bem, não custa sugerir, eis algumas ideias:

- A criação de uma t-shirt com os logos de todas os estúdios/equipas presentes no evento (ou existentes em portugal). Podia então ser feito um pequeno jogo, um trivia sobre nós (os estúdios ou os jogos presentes na mostra ou mais, o ideal era que fosse algo que as pessoas aprendessem no evento com alguma facilidade, tal como "a que estúdio pertence o jogo A, ou algumas estatisticas do ivan), e se a pessoa acertar as 3 perguntas ganha uma t-shit.

- A criação de um cartaz do mesmo tipo que o que temos no grupo, com os estúdios/equipas presentes no evento/em portugal.

- A criação de um site simples com uma página dedicada para cada estúdio, com uma descrição, um ou mais trailers. Neste caso podemos ter um tablet ou mais para as pessoas poderem navegar (ou então, até os tablets com o pdf do booklet).

- Um pequeno gráfico (cartaz ou faixa) que mostre o crescimento em portugal com algumas referências. Esta questão seria mais para mostrar aos visitantes que não surgimos do nada. Julgo que para esta ideia, o Ivan Barroso pode ter uma ideia melhor.

And that's all, sorry for the long post!
Cheers,
Jorge Pinto from SpikeJAP Studio

Pina
Hello World

Mensagem#15 » quinta out 01, 2015 6:16 am

Ajuda organizacional seria interessante ter alguém com capacidades de edição de vídeo "à homem" para fazer um trailer com todos os jogos.

gonelf
Hello World

Mensagem#16 » sexta out 02, 2015 3:44 pm

Em relação a site eu já andava a pensar fazer um site/plataforma para os indies terem uma pagina tipo Steam/MadeWithUnity mas para qualquer jogo.
Se houver interesse posso desenvolver isso e uma pagina que agregue os estudios lá presentes e/ou os portugueses tipo "Games Made in Portugal".

Pina
Hello World

Mensagem#17 » sábado out 03, 2015 4:43 pm

@gonelf se puderes fazer a malta agradece. Eu depois vou por aqui no meu primeiro post uma lista de todos os estúdios convidados para poderes incluir todos. Espero que também seja possível linkar do site da Comic Con para lá mas não vamos ver.

gonelf
Hello World

Mensagem#18 » sábado out 03, 2015 5:03 pm

@Pina: Vou tratar disso, qualquer coisa manda-me para o mail: gonelf@gmail.com

jaket
Hello World

Mensagem#19 » sábado out 03, 2015 5:11 pm

Não sei se diria que tenho capacidades de "vídeo à homem", mas pelo menos à homenzinho sim.
Posso tratar do trailer dos jogos.
Ricardo Cesteiro
http://camel101.com

Pina
Hello World

Mensagem#20 » sábado out 03, 2015 5:23 pm

@gonelf - ok, assim que houver uma lista final envio-te.
@jaket - fixe. Havendo uma lista depois também te envio para pedires ao ppl os videos para editares.

Voltar para “Acontecimentos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante